
A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) realizou mais uma edição do Ciclo de Seminários On-line SBIS – 2025, com um tema essencial para quem acompanha as transformações da saúde digital.
Tema:
O Futuro da Informática em Saúde: os Desafios Profissionais na Era da Grande Convergência Digital — Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Genômica e Robótica.
Data: 04 de novembro de 2025
Horário: das 19h30 às 20h30
Evento on-line e gratuito - http://www.youtube.com/@sbisvideos
Gravação da palestra disponível no YouTube da SBIS.
https://www.youtube.com/live/3nYc7wC1E3k
Palestrante:
Prof. Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, PhD, FACMI, FAMIA, FIAHSI, SBIS (Hon.)
Um dos pioneiros mundiais em informática biomédica, com 56 anos de experiência profissional. Doutor em Fisiologia pela USP e pós-doutor pelo Instituto Max Planck (Alemanha), o professor é referência internacional e um dos fundadores da SBIS (1986), ex-presidente, Diretor de Educação e Membro Honorário. É Fellow Elect First Class da International Academy of Health Sciences Informatics (IMIA), Fellow do American College of Medical Informatics e Fellow da American Medical Informatics Association. Atualmente, é professor adjunto de Informática em Saúde na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e CEO da Sabbatini Academy in Health Information Technology.
https://www.linkedin.com/in/renatosabbatini/
renato@sabbatini.com
Resumo da palestra:
Trazendo uma perspectiva fundamentada em 53 anos de experiência contínua como pesquisador, educador e inovador neste campo, o Prof. Sabbatini, autoridade reconhecida internacionalmente e pioneiro da informática em saúde e saúde digital, contextualizará a evolução da área para analisar os desafios iminentes, abordando a profunda transformação da medicina e das ciências da saúde impulsionada pela grande convergência digital, que está sendo trazida pela intersecção sinérgica de quatro tecnologias exponenciais – Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Genômica e Robótica – que estão deixando de operar em silos para criar um ecossistema de saúde radicalmente novo: mais preditivo, personalizado, participativo e preciso. Esta tendência está criando novos desafios profissionais, com inúmeras novas competências exigidas dos profissionais, tais como médicos, enfermeiros, gestores e tecnólogos. Como a IA redefinirá essas funções e papéis e a própria educação profissional? Qual será o impacto da ciência de dados na saúde pública e privada? Como a genômica e a robótica exigirão uma requalificação da força de trabalho? A palestra examinará a necessidade premente de reformulação educacional e adaptação ética, argumentando que o sucesso na nova informática em saúde não dependerá apenas do domínio técnico, mas da capacidade humana de gerir a complexidade, colaborar com sistemas inteligentes e manter o foco no cuidado ao paciente.
Moderação:
Raquel Motta – Diretora de Ensino da SBIS
Assessoria de Comunicação
Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - SBIS - https://www.sbis.org.br/
SBIS Educa: https://learning.sbis.org.br/